RESULTADOS DE EXAME
otto
otto
agendamento de examesmarista:  (62) 3236-6606  /  oeste:  (62) 3224-6699
Unidade Oeste
Unidade Marista
redes sociais
DICAS DE SAÚDE
Voltar

Alimentação ideal para os dias quentes

 

 

 

 

 

Aumentar a ingestão de água é o primeiro passo para garantir a boa saúde no verão. Com a transpiração excessiva, o corpo pode eliminar até 2,5 litros de água diariamente, quantidade que precisa ser reposta com frequência. Não espere sentir sede para encher a garrafinha, pois essa sensação indica que o corpo já está em processo de desidratação.

 

O que comer no verão

 

Crdito: ThinkstockSuco verde desintoxica o organismo e dá energia para começar o dia. Crédito: Thinkstock
Água de coco e sucos de frutas também são ótimas opções para manter o corpo hidratado. Aposte nas bebidas que combinam frutas e vegetais. Elas ajudam no processo de digestão e desintoxicam o corpo, contribuindo também para o trânsito intestinal. Que tal preparar um suco verde com couve e melancia?

Manter uma dieta rica em carboidratosgarante energia para encarar a maratona de atividades, seja na praia, seja no ambiente de trabalho. Esse nutriente deve compor cerca de 50% do total ingerido ao longo do dia. Mas, atenção: os carboidratos de baixo índice glicêmico são os mais indicados, pois aumentam a saciedade e controlam os níveis de açúcar no sangue. Invista em pães, massas e grãos integrais, batata doce e tapioca.

As carnes magras devem ser presença constante no cardápio. Pobres em gorduras e ricas em nutrientes, elas têm fácil digestão e evitam a sensação de mal-estar que costuma aparecer quando as temperaturas sobem. Peixe e frango sem pele são as melhores alternativas, mas nunca devem ser empanados ou fritos.

Folhas e vegetais devem estar presentes tanto no almoço quanto o jantar. Além de serem fonte de água, fibras, vitaminas e minerais, eles garantem a saciedade e combinam muito bem com um filé de peixe grelhado e um suco de frutas.

Lembre-se de fracionar as refeições e consumir pequenas porções a cada três horas para manter o metabolismo acelerado. Barras de cereal, iogurtes desnatados, frutas oleaginosas e queijos brancos são boas opções.

 

Crdito: ThinkstockEvite queijos gordurosos, frituras e doces. Crédito: Thinkstock

Alimentos para evitar no verão

 

Alimentos gordurosos e ricos em açúcar definitivamente não combinam como verão. Frituras, queijos amarelos, pratos à base de creme de leite ou maionese, bolos recheados e tortas com chocolate são de difícil digestão e elevam rapidamente o ponteiro da balança.

Mantenha os alimentos que levam leite ou ovos sob-refrigeração constante. Eles estragam com facilidade e podem provocar uma intoxicação alimentar, assim como os frutos do mar. Bebidas alcoólicas só com moderação.

 

Compartilhar:
Unidade Marista:
Al. Eugênio Jardim, nº 355, St. Marista
Fone:(62) 3236-6600 / Fax:(62) 3236-6665
saiba como chegar
Unidade Oeste:
Av. Prof. Alfredo de Castro, nº 257, St. Oeste
Fone:(62) 3224-6699 ou (62) 3931-5600
saiba como chegar