RESULTADOS DE EXAME
otto
otto
agendamento de examesmarista:  (62) 3236-6606  /  oeste:  (62) 3224-6699
Unidade Oeste
Unidade Marista
redes sociais
DICAS DE SAÚDE
Voltar

COMO MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO INVERNO

Com esse friozinho, o que mais dá vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e, claro, mastigando alguma coisa gostosa. No inverno, como a temperatura cai, o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo quentinho. É por isso que sentimos mais fome! E, se não tomarmos cuidado, o ponteiro da balança sobe mesmo, sem dó e nem piedade. Para que isso não aconteça, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação.

 

Engana-se aquele que acha impossível manter uma alimentação saudável e equilibrada em temperaturas mais frias. O que se vê no inverno é a louca vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados, contrastando com a enorme dificuldade em manter a ingestão de frutas e hortaliças.

A grande dica para as noites de inverno é investir nas sopas e caldos, já que muitas vezes possuem verduras e legumes em sua receita. Porém, tome cuidado para não misturar mais de uma fonte de carboidrato na mesma receita. Ou seja, se você optar pela batata, não deve usar o macarrão ou o arroz (dica para os que gostam de canja). Vale escolher qualquer tipo de hortaliças para incrementar os caldos: couve, abóbora, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, espinafre, beterraba, cenoura e vagem.

Os vegetais folhosos colaboram para que haja maior número de mastigações. Com isso, a sensação de saciedade chegará mais rapidamente e não haverá necessidade de ingerir grandes quantidades. Alimentos quentes também levam a uma saciedade precoce.

As frutas também costumam perder espaço no inverno, outro grande erro para quem quer manter uma dieta equilibrada – uma boa alternativa é utilizar as frutas em purês e geleias, que podem ser feitos com açúcar light de forno. Além das frutas, as hortaliças também não podem ficar de lado – os resfriados e gripes podem ser evitados, sim, por uma alimentação rica em antioxidantes, que são encontrados nesses alimentos, bem como nas frutas da época: morango, mexerica e caqui.

E o desejo pelo chocolate, como fica? É possível incluí-lo no cardápio na forma de cacau em pó ou chocolate com alta porcentagem de cacau, que é mais rico em antioxidantes e tem menor adição de açúcar e gordura. Porém, é importante alertar que essas alternativas também são calóricas e devem ser consumidas em pequenas quantidades.

A prática de atividade física também não deve ser esquecida no inverno. A boa notícia é que nesta época do ano nosso metabolismo está mais acelerado e com isso conseguimos perder mais peso, aliando alimentação saudável à prática de atividade física.

A última dica é beber muita água. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas, pois estamos numa estação extremamente seca!

Compartilhar:
Unidade Marista:
Al. Eugênio Jardim, nº 355, St. Marista
Fone:(62) 3236-6600 / Fax:(62) 3236-6665
saiba como chegar
Unidade Oeste:
Av. Prof. Alfredo de Castro, nº 257, St. Oeste
Fone:(62) 3224-6699 ou (62) 3931-5600
saiba como chegar